No Unimog, a caixa de velocidades manual eletropneumática totalmente sincronizada, com oito velocidades de marcha à frente e seis de marcha-atrás, transforma a potência do motor em tração. As características principais deste componente são elevada suavidade de funcionamento, longa vida útil e alta eficiência. O grupo de inversão sincronizado Electronic Quick Reverse facilita a mudança rápida do sentido de marcha, por exemplo, ao fazer manobras ou sair do caminho – opcionalmente disponível com um interruptor de seleção de marcha à frente para marcha-atrás e vice-versa, integrado na alavanca de comando multifunções.
Caixa de velocidades potente.
Controlo total, alívio total: engrenagem automatizada com AutomaticShift (EAS).
Dois programas de condução facilitam o trabalho do condutor: no modo automático “A”, o programa de condução assume completamente a mudança e a embraiagem das velocidades, em função da carga, da posição do pedal do acelerador, do funcionamento do motor, da subida ou declive e do travão motor. Contudo, caso seja necessário, o condutor pode iniciar manualmente uma mudança de velocidade, com a alavanca multifunções.
O controlo total é garantido pelo programa de condução “M” (manual). Aqui, a seleção da velocidade também se realiza com a alavanca multifunções. O condutor define a velocidade, enquanto a embraiagem é acionada automaticamente.
Para os modelos U 435 e U 535 está disponível a função AutomaticShift (EAS) com operação com dois pedais (pedal do acelerador/travão). O ajuste otimizado da engrenagem resulta em interrupções de mudança significativamente mais curtas e no desgaste reduzido da embraiagem. Sobretudo em situações de utilização intensiva do veículo, a carga sobre o condutor é aliviada, permitindo assim uma melhor concentração na sua utilização e no trânsito em redor.
Concebido para a prática.
O Unimog para transporte de equipamentos / porta-implementos é um trabalhador incansável, apoiado também pela caixa de velocidades manual totalmente sincronizadas, oito velocidades de marcha à frente e seis de marcha-atrás, ou oito opcionalmente. O escalonamento perfeito das velocidades mais baixas permite adaptar individualmente a velocidade aos diferentes contextos de utilização. Mudar rapidamente de direção e libertar o veículo, fazendo-o equilibrar-se, é muito fácil graças ao grupo de inversão sincronizado (EQR), uma vez que este permite mudar diretamente entre marcha à frente e marcha-atrás. A disposição rebaixada e uma construção autónoma traduzem-se num centro de gravidade baixo do veículo e numa transferência reduzida das oscilações do motor.
Desempenho máximo comprovado.
Este veículo apresenta três opções de tomada de força na caixa de velocidades: caso sejam utilizadas bombas hidráulicas convencionais, por exemplo, o utilizador tem à sua disposição a tomada de força rápida na caixa de velocidades com uma flange de 4 furos. Aqui, a rotação de saída e o sentido de rotação são idênticos à rotação e ao sentido de rotação do motor. Para a operação de equipamentos no exterior do veículo, apresentamos um controlo remoto. A programação da rotação máxima evita que a rotação máxima admissível do motor seja ultrapassada.
Tão eficaz como esta variante é a tomada de força na caixa de velocidades com uma flange de 6 furos. Para aplicações com necessidades de desempenho muito elevadas, tais como bombas de combate a incêndios, por exemplo, a solução ideal é a terceira variante, igualmente com uma flange de 6 furos normalizada. Com uma rotação nominal do motor de 2200 rpm, esta variante alcança uma rotação de saída de até 3606 rpm. Esta opção também permite operar um controlo remoto no exterior do veículo.